quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mais artesanal, impossível!

Café!!!

Sim, ele também esteve presente neste ótimo fim de semana. E chegou a nossa mesa por nosso próprio esforço!
Semanas atrás quando estive em JF, eu e namorado (Mario Angelo) colhemos alguns frutos dos cafeeiros que tem na casa dele. Colhemos só as cerejas maduras. Nossa idéia era mesmo fazer o café, mas confesso que no início não acreditei que daria uma boa bebida. Sabem porque? Leio bastante a respeito, e sei que uma boa bebida pede alguns pré-requisitos que não encontramos no local. Mas mesmo assim colhemos.
Quando fui embora, Mario Angelo descascou e colocou os grãos para secarem.
Então quando cheguei em JF sábado os grãos já estavam secos e apenas com o pergaminho, uma casquinha grossa que envolve o grão.

Tiramos toda a casca e conseguimos um montinho pequenininho de café verde (como chamamos antes da torra). Então aproveitamos para torrar! Adoro torrar!!! Desta forma, foram os grãozonhos para o forno a 180°C por 9 minutos, sem mexer nem nada.
O aroma foi incrível!




Depois disto bateu aquela curiosidade, será que está bom? Só experimentando!
Moemos os grãos no mix, o que nos deu uma moagem super grossa, mas mesmo assim decidimos fazer a bebida. Como a moagem estava grossa, fizemos um café turco e depois filtramos.

No final das contas conseguimos um café bem gostoso, de verdade! Ele só não ficou melhor porque poderia ter descansado, o que equilibraria seus atributos.
Mesmo desacreditado, ficou super gostoso, e mais gostoso ainda foi fazer todo este processo. Poderia me apaixonar mais?

Espero que tenham gostado!
Fotos: Mario Angelo.

Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário