segunda-feira, 6 de junho de 2011

Light + fácil + gostoso = melhor impossível!

Olás!

Disse que este post estaria pronto até o fim da tarde e de repente me dei conta de que estava atrasada. Mas para bem de todos (cadê a modéstia?), cá estou para vos escrever.
Meus finais de semana tem se resumido a estrada e testes culinários, ou seja, todo sábado viajo para Juiz de Fora ou Dores de Campos e me arrisco na cozinha. O que posso dizer? Bom demais!

Como dá para imaginar, este fim de semana não foi diferente. Fui para Dores de Campos passar um tempinho com meus pais, irmão, vovó e amigas. Sábado estava bem friozinho, só para variar, e resolvemos abrir um vinho. Como nos últimos tempos minhas mãos coçam ao ver uma cozinha, lá fui eu acalmá-las. Porém, desta vez tive que usar a criatividade, não tinha preparado nada com antecedência. Pensei naquelas bruschettas, mas não queria decepcioná-los, caros leitores, com uma receita repetida. Então fui pensar no que podia fazer...
Abri a geladeira e vi queijo cottage, mineiro, um pedacinho de parmesão e tomates. Abri a despensa e vi um tempero de alho, cebola e salsa desidratados (delícia!), além de pimenta do reino e azeite. Como em Dores não achamos pães variados, fui na padaria e comprei pão de sal comum. Foram bruschettas, mas fiquem tranquilos, foram feitas de um jeitinho diferente.

Retirei as sementes dos tomates e piquei em cubinhos. Peguei uma tigela e misturei todos os outros ingredientes e reguei com bastante azeite. O queijo minas coloquei amassadinho e o parmesão ralado. Utilizei cerca de quatro colheres de cottage. Já os outros temperos foram a gosto mesmo. Não usei sal!
Enquanto misturava tudo, os pães cortados em fatias pequenas estavam no forno para dar uma leve torrada. Mas ficaram poquinho.
Em seguida, coloquei um poquinho do recheio em cada fatia e voltei com os pães para o forno.
Coloquei na mesa e foi um susto, acabou em um minuto!!! A foto que consegui tirar foi esta logo abaixo.

Mas não paramos por aí. Ainda tivemos o domingo juntos.
Minha mãe tinha programado um salmão assado para o domingo. Ela queria colocar alcaparras, o que combina muito bem com o peixe, mas não encontramos na nossa adorável cidade. Então sentei em frente ao computador atrás de uma boa receita. Achei uma de salmão assado com ervas e azeitonas. E foi o que fizemos!
O salmão, já limpo, foi temperado com aquele temperinho alho, cebola e salsa, alecrim, azeitonas verdes, pimenta do reino e muuuuuuito azeite. Foi ao forno pré-aquecido (180°C) por 30 min. Para acompanhar minha mãe fez um purê de batatas.
Mas pensei, ainda falta alguma coisa...
Lembrei que tinha uma receita de abobrinha ao forno e logo imaginei que seria um "ótimo + leve" acompanhamento. É super fácil de fazer e muito gostosa a receita. Vamos lá:

Ingredientes:
450g de abobrinha
1/3 de xícara de chá de parmesão ralado
1/3 de xícara de chá de farinha de rosca
3 colheres de leite desnatado
Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de Preparo:
Corte a abobrinha em fatias de cerca de 5 cm cada, reserve. Em um prato misture a farinha, o parmesão, a pimenta e o sal. Passe as fatias de abobrinha no leite e, em seguida, na farinha reservando as mesmas em um tabuleiro untado com azeite.
Leve ao forno pré-aquecido (180°C) por 25 minutos ou até ficarem crocantes.

O resultado....

E no final das contas, tivemos um almoço bem composto e bonito, olhem só...

A verdade é que adoramos nosso almoço levinho de domingo. E acrescento um detalhe, estou cada vez mais gostando de brincar de cozinhar.
Cozinha + Café = Meus melhores passatempos!

Espero que tenham gostado!
Au revoir!

3 comentários:

  1. Verônica, que máximo! Não sou de ficar acompanhando blogs, mas eu adoro me aventurar na cozinha e simpatizei com suas receitas práticas! Não sabia que você tinha esse cantinho pra dividir com todos essas aventuras, muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Verônica, que máximo! Não sabia desse seu cantinho, muito menos da sua empolgação com cozinha hahahaha! Também sou adepto dessas aventuras culinárias, melhor canto da casa pra mim é a cozinha. Adorei as receitas práticas! Não sou de acompanhar blohs, mas de agora em diante vou acompanhar o teu! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ei moço, que bom que gostou!
    Faz um tempinho que venho amadurecendo a idéia de testar alguns dotes, o que é uma delícia!

    E café, ah... café é meu sobrenome!
    Beijão e pode entrar que a casa é sua. =))

    ResponderExcluir