domingo, 22 de maio de 2011

Fim de semana fora de série!

Olá pessoal!
Como um bom fim de semana tem que ser, este foi (e ainda está sendo) cheio de guloseimas. Vim para minha cidade visitar a família, e como estava com vontade há tempos, fui para cozinha. Só para contextualizar, minha cidade se chama Dores de Campos, é próxima a Tiradentes e quando faz frio, faz frio!

Comecei com um bolo para fim de tarde. Um bolo de chocolate que é ao mesmo tempo leve e saboroso... Pode? Pode! E este foi.
Adaptei uma receita da Nestlé para "bolo festivo", o meu foi menos trabalhoso porque não teve recheio. A receita original tinha amêndoas caramelizadas por cima da cobertura, mas como estou na minha terrinha que amo, mas que é pequenininha, tive que usar amendoim porque aqui não encontramos amêndoas nem castanhas. Aí vai a receita:

Massa
6 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite desnatado
2 xícaras (chá) de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Em uma batedeira, bata os ovos e acrescente o açúcar. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater. Desligue a batedeira e incorpore, delicadamente, a farinha de trigo peneirada com o chocolate em pó e o fermento em pó. Despeje em uma forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Cobertura
1 tablete de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite light
Castanhas para enfeitar

Modo de Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria (ou no microondas, como eu fiz) e junte o creme de leite. Misture bem e cubra o bolo.

As fotos estão aí para conferirem. Elas não estão muito boas porque foram de celular, mas dá pra dar um gostinho. Minha família adorou, e com o cafézinho especial do fim de tarde acompanhado do frio que tem feito por aqui... não tinha nada melhor. Para completar, minha mãe fez aquele pão de queijo que só ela sabe fazer. Em uma próxima vez coloco a receita aqui para vocês.
O bom de estar em casa em um fim de semana gelado é a oportunidade de reunir a família para conversar e tomar um vinhozinho.
Ontem meus tios vieram aqui para nos fazer uma visita e como já havia programado, fiz "Bruschettas de tomate" para recebê-los. Esta receita vi uma vez no blog Tudo na Panela e me encantei, porque além de serem deliciosas, são facílimas de fazer.
Então vamos a receita:

Ingredientes
6 fatias de pão italiano (com cerca de 1 cm de altura)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes médios de alho amassados
3 tomates maduros, sem sementes, cortados em cubos
3 colheres (sopa) de manjericão rasgado (aqui uma sugestão, use quanto você quiser e gostar)
Sal e pimenta do reino
Azeite de Oliva a gosto para cada um se servir como quiser

Modo de Preparo:
-Numa frigideira antiaderente, toste as fatias de pão italiano, ambos os lados, até que fiquem douradas. Eu preferi torrar o pão no forno, acho que fica mais homogêneo.
-Reserve as fatias de pão.
-Na mesma frigideira, aqueça o azeite de oliva.
-Acrescente o alho e deixe dourar.
-Adicione os tomates com o manjericão e misture bem, envolvendo todos os ingredientes. Retire imediatamente do fogo (gente, é bem rápido mesmo, não queremos que os tomates percam o seu frescor, nem amoleçam, é apenas o tempo de dar um "susto" neles).
- Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
- Distribua os tomates igualmente sobre as fatias de pão italiano tostadas.
- Deixe o azeite de oliva na mesa para que as pessoas se sirvam a vontade.

Foi um sábado muito aconchegante, a única coisa que senti falta foi do meu querido! Espero que tenham gostado!
Até a próxima!

Au revoir!

12 comentários:

  1. Geeente... que delícia!!
    Super prendada e o cardápio, pelo visto, foi mara!
    Adorei acompanhar. Agora vamos combinar de irmos em um mesmo fds pq está na hora de encontrarmos!

    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, gata!!!

    Vamos preparar um ótimo cardápio para nosso próximo feriado! =))

    ResponderExcluir
  3. Ei Karlucha!!!

    Vamos marcar alguma coisa quando eu estiver aí!

    Beijão, saudade!

    ResponderExcluir
  4. Oi Verônica, tudo bem???

    Parabéns pelo blog, também sou apaixonado por cafés, bolos e afins. Estive em Campos do Jordão e lá eles servem uns cafés muito diferentes... Hum babei... Entaum, parabéns mais uma vez por todas as suas conquistas e obrigado pelas receitas deliciosas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoro bruschettas... pra mim, a melhor refeição é pão com alguma coisa em cima!

    Bem-vinda à turma dos blogueiros do café, Verônica! Estarei em BH no fim de semana de 11 e 12 de junho (dia dos namorados, inclusive...) e pretendo dar uma investigada no que tem aparecido de novo em matéria de café.

    Você vai estar por aí? Quer me acompanha na saga?
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  6. Daivison,
    Obrigada pelo comentário! Espero então dar sempre boas dicas sobre café, estou trabalhando nisso! =))
    Beijão!

    Ei Helga, muito obrigada pelo comentário também! Te escrevi no facebook.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Tive o prazer de saborear essa delícia de bolo e, como uma chocólatra, digo que ficou ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Só vou te vê o dia que vc fizer um desses pra mim!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Me lembrou os fins de semana com "suicidio gastronômico"de tanta comida, mas naquela época não cozinhávamos!

    ResponderExcluir
  10. É verdade! E era um suicídio mesmo, a gente só comia porcaria... hehehe

    ResponderExcluir