segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Não é só mais um blog de culinária...

Eis que retorno após um longo e tenebroso inverno... Palavras que me escreveram uma vez e que achei interessante e descontraído, para a retomada de um relacionamento de trabalho, sim, de trabalho.


Sem precisar de muitas explicações, iniciei este post desta forma devido ao período, demasiado longo, de distância do meu, ainda bebê, blog. É uma situação da qual não me orgulho, porque deixa no ar uma falta de continuidade com projetos. E uma vida descontínua é o que eu não preciso e o que eu não quero, nem neste momento, nem em momento algum.
Mas é interessante que saibam que passei por um período de mudanças, de casa, de carga horária, de estado civil, ou quase isso. E entre tantas mudanças, cozinhei vez ou outra, tentando manter de alguma forma meu mais novo hobby. Algumas receitas inclusive deram errado, para desespero do paladar de minhas cobaias. O que fiz? comprei livros de culinária, o que de certa forma se tornou mais estimulante, porque adoro ver fotos de comida!


Mas, entre livros, trabalho, namorado e vida nova agitada, percebi que o que me motivou a criar este blog não eram apenas as receitas que queria aprender e mostrar para vocês que leem meus posts. O motivo era o fato de ter um espaço que me permitisse conversar comigo mesma, que me obrigasse a ler mais, buscar mais, me desenvolver cada dia mais. É um tipo de atividade que me mantém ativa (fora do trabalho), e assim, mais feliz.
Durante estes quase três meses longe do blog, não deixei de tomar meus cafés, de visitar os blogs que mais gosto, nem de inventar algumas coisas. Mesmo mantendo estas práticas, percebi que não exteriorizar estas novas sensações e vivências fazia com que eu ficasse com um sentimento de "falta alguma coisa".
Então decidi! Vou, ainda que muito atarefada, fazer deste blog ativo. E aqui estou!


Para re-começar, vou postar uma receita que fazia tempos que queria mostrar aqui.
É uma sobremesa bem levinha e deliciosa, tudo bem que a época de morangos está acabando, mas para quem ainda tiver oportunidade de aproveitar as últimas ofertas, vamos lá:


Coroa de limão e morangos (original da Annabel Langbein, mas adaptado daqui)





Ingredientes da massa:
1/2 xícara de água;
4 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de chá de açúcar refinado;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 ovos grandes;
3/4 de xícara de farinha de trigo;
1/4 de xícara de lascas de amêndoas para polvilhar a massa

Para o recheio (Curd de limão + creme de leite fresco + morangos picados):
Curd de Limão
Raspas de 1 limão siciliano;
125ml [meia xícara] de suco de limão siciliano;
1/2 xícara de açúcar refinado;
1 ovo mais 1 gema;
4 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 xícaras de creme de leite fresco gelado batido em ponto de chantilly;
Uns 20 morangos, cortados em fatias.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo da massa:
Marque um círculo de uns 22cm em um papel manteiga, vire-o sobre o fundo de uma assadeira e reserve.
Leve ao fogo, em uma panela, a água e a manteiga. Deixe derreter e ferver em fogo médio. Adicione a farinha toda de uma vez, mexendo com uma colher de pau, até cozinhar e começar a grudar no fundo da panela [fica parecendo massa de coxinha].
Passe a massa para uma tigela grande, e adicione o açúcar e a baunilha, batendo bem com uma colher de pau. Sem parar de bater a massa, adicione um ovo e bata mais. Adicione o segundo ovo e continue batendo. A massa tem que ir ficando mais mole e homogênea, como uma pasta.
Distribua colheradas da massa sobre o papel manteiga, guiando-se pelo círculo desenhado, e formando um anel. Acabe de espalhar a massa com um garfo, polvilhe as lascas de amêndoas e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 12 minutos. Abaixe o fogo para 180 graus e asse por mais 15 minutos. Desligue o forno e deixe a massa lá dentro por mais 15 minutos.
Retire a massa, deixe esfriar um pouquinho e corte a coroa pela metade, com cuidado e com uma faca de serra.
Misture delicadamente o creme de leite batido com mais ou menos 1 xícara de Curd de Limão, e espalhe sobre a metade aberta. Cubra com as fatias de morango e tampe com a outra metade de massa. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Aqui tem o vídeo do programa da Annabel no GNT, mostrando como se faz. 
Muito boa esta receita, fiz para inaugurar minha casinha nova. Até meu namorado que não é muito fã de doces, elogiou! Será que para agradar? Acho que não.
A foto não está das melhores porque minha receita deu uma queimadinha e tentei disfarçar, mas para quem já tem prática, não tem erro. E mesmo que tenha, faz parte e faz com que cozinhar seja mais prazeroso. 

Espero que gostem!
Hoje me despeço com "beijos" e "até a próxima"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário